Curitiba poderá contar com uma reserva de interesse geológico e paleontológico de relevância científica em uma área situada às margens da BR-277, próxima do Contorno Sul, na CIC.

A proposta da criação do geossítio foi discutida pelo prefeito Rafael Greca e uma equipe de especialistas coordenada pelos professores Fernando Sedor, paleontólogo e coordenador científico do Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Luiz Alberto Fernandes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que descobriram fósseis do período Eoceno, cerca de 40 milhões de anos de idade, na área com um dos últimos remanescentes aflorantes da Formação Guabirotuba. Na mesma área também foram encontrados fósseis de vertebrados e invertebrados que permitem o estudo da evolução da fauna da América do Sul.

A Prefeitura avaliará a cessão do terreno pela Curitiba S.A. para a implantação do Geossítio estruturado como um parque e uma área de fomento à pesquisa e a atividades educacionais. O projeto será detalhado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Este projeto é único no país e também será uma estação da Linha do Conhecimento, um programa da Prefeitura de Curitiba que objetiva fortalecer a consciência urbana, a sustentabilidade, a pertença dos sujeitos aos espaços da cidade e a identidade cidadã, envolvendo crianças, estudantes e docentes em práticas de exploração e conhecimento da cidade de Curitiba.

Para mais informações acesse o site da Prefeitura Municipal de Curitiba ou clique aqui.

Geólogas e geólogos, conheça e participe da sua associação. Associe-se e mantenha em dia sua anuidade.