A Prefeitura Municipal de Curitiba decretou de criação do Parque Paleontológico Formação Guabirotuba – Geossítio de Curitiba. A área descoberta por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e local de diversas atividades de campo para pesquisadores e alunos fica na CIC, próxima ao Contorno Sul de Curitiba.

A informações foram divulgadas pelo portal da própria Prefeitura de Curitiba e explica que com a destinação da área, a expectativa é que sejam iniciados os trâmites para possibilitar a implantação do parque. Embora o local já permita visitação, a infraestrutura do centro de exposições, jardim educativo e apoio para os pesquisadores deve ser concluída até o final do ano que vem.

Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie), o parque vai ocupar 160 mil metros quadrados e fica às margens da BR-277 na CIC, em uma área com um dos último remanescente aflorantes da Formação Guabirotuba, onde foram encontrados fósseis de vertebrados e invertebrados que permitem o estudo da evolução da fauna da América do Sul. Entre os fósseis estão os ancestrais de tatus e preguiças.

Todas as descobertas foram explicadas para os estudantes em uma aula magna ministrada pelo professor Fernando Sedor, coordenador Cientifico do Museu de Ciências Naturais do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Para mais informações acesso o site da PMC ou clique aqui.

AGEPAR – 40 anos de luta e respeito a geologia e aos geólogos.

Geólogas e geólogos, conheça e participe da sua associação. Associe-se e mantenha em dia sua anuidade.