O professor Antonio Liccardo, do Departamento de Geociências da Universidade de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com Gil Piekarz (geólogo do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná) lançaram o livro ‘Tropeirismo e Geodiversidade no Paraná” pela editora Estúdio Texto.

O professor Liccardo é geólogo, fotógrafo e doutor em Ciências Naturais pela Universidade Federal de Ouro Preto/MG (2003) e professor da UEPG desde 2010. Desenvolve pesquisas sobre geodiversidade, suas interfaces culturais e patrimônio desde 2004, sendo autor de vários livros sobre esse tema. Gil Piekarz é geólogo formado pela Universidade Federal do Paraná em 1979, com Mestrado em Metalogênese pela Universidade Estadual de Campinas, em 1992. Trabalhou no Serviço Geológico do Paraná-Mineropar desde 1979, hoje incorporado ao ITCG/PR. Também publicou livros e trabalhos sobre a geodiversidade e suas interfaces. É membro do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico.

De acordo com o professor Antonio Liccardo, o livro de 248 páginas tem mais de 300 imagens e reúne informações sobre o meio físico da Rota dos Tropeiros no Paraná e sua correlação sociocultural com o movimento de passagem de tropas de mulas que se desenvolveu neste cenário.

O livro pode ser adquirido através do site da editora Estúdio Texto (clique aqui)

Para mais informações acesse o site do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG) clicando aqui.

Geólogas e geólogos, conheça e participe da sua associação. Associe-se e mantenha em dia sua anuidade.