A Diretoria de Geologia do ITCG – Instituto de Terras, Cartografia e Geologia (Extinta Mineropar), disponibilizou Informe Mineral da área de Economia Mineral 2017. Para Marcos Vitor Fabro Dias, geólogo e um dos responsáveis pela elaboração dos informes, estas informações podem ajudar a construir um panorama do setor mineral no Paraná.

No total, foram disponibilizado três informes:

Informe Mineral 05/2017 – O mapa da Mina do Paraná, quem e onde se produz: Água mieral, Argila (Caulim), Talco e Pirofilita, Feldspato, Fluorita, Ouro e Prata, Sienito, Carvão mineral, Quartzito (Pedra São Tomé), Filito, Argilito, Leucofilito e Serpentinito.  Os dados utilizados são da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais – CFEM, disponibilizados pelo Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.  Clique aqui para download.

Informe Mineral 06/2017 – A Participação e o Desempenho da Industria Extrativa e de Transformação Mineral no Paraná. A fonte da informação é a “Base de Dados do Estado” (BDEweb), que é um sistema de informações estatísticas administrado pelo IPARDES – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social. No caso do Valor Adicionado Fiscal – VAF, a fonte primária é a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFA. Clique aqui para download.

Informe Mineral 07/2017 – As Alterações na Legislação Mineral provocadas pelas Medidas Provisória 789, 790  e 791. Para dar ciência a estas alterações, este informe discute o Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira, e alerta para as datas de início de importantes modificações na legislação, como os critérios e as novas alíquotas para a aplicação do CFEM; traz o Sumário Executivo das Medidas Provisórias produzidas pela Consultoria Legislativa do Senado Federal, com os textos excluídos, incluídos e mantidos, composição que dá a exata noção das modificações introduzidas; e, reproduzimos a publicação dos textos das medidas provisórias. Clique aqui para download.

Para mais informações acesse http://www.itcg.pr.gov.br/

Geólogas e geólogos, conheça e participe da sua associação. Associe-se e mantenha em dia sua anuidade.