CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA GEOLOGIA E ENGENHARIA GEOLÓGICA

— Sistemas e métodos de Topografia, Batimetria, Geodésia e Cartografia. Georreferenciamento. Geoprocessamento Sensoriamento Remoto. Fotogrametria. Fotogeologia. Fotointerpretação.
— Sistemas e Métodos das Ciências da Terra. Paleontologia. Palinologia. Espeleologia. Paleogeografia.Geomedicina. Crenologia. Manejo e gestão territorial.
— Sistemas e métodos de Geologia. Mineralogia. Petrologia. Geologia Estrutural. Estratigrafia. Geofísica. Geoquímica. Geomorfologia. Pedologia. Museologia. Gemologia. Metalogenia. Geodiversidade.
— Sistemas e métodos de Geologia de Engenharia. Comportamento mecânico e hidrológico dos materiais terrestres. Mapeamento geotécnico. Risco Geológico. Caracterização tecnológica de rochas e agregados naturais.Geotecnia. Mecânica de solos e rochas. Aplicação a vias subterrâneas. Desmonte, movimentação de solo e rocha. Sondagens. Estabilidade de Taludes.
— Sistemas e métodos de Geologia Econômica. Prospecção e Pesquisa de substâncias minerais. Caracterização, identificação, qualificação, avaliação, mensuração, correlação e modelagem de depósitos e jazidas de substâncias minerais, gemológicas e de fósseis. Geoestatística.
— Hidrogeologia. Hidrodinâmica, Hidrogeoquímica, Exploração, explotação, gestão, monitoramento, modelagem e remediação de aqüíferos. Interrelação Água Superficial e Aqüífero. Rebaixamento do nível d’água. Aplicação de métodos geofísicos e geoquímicosHidráulica, locação, perfuração, manutenção e limpeza de poços tubulares profundos.Qualificação, quantificação, aproveitamento de águas. Análise de risco.
— Mineração. Lavra a céu aberto de substâncias minerais de que dispõe a Lei n.º 6567/78. Lavra de águas minerais e termais.
— Geologia e Engenharia de Hidrocarbonetos. Locação, instalação, perfuração, monitoramento, completação e manutenção de poços de petróleo e gás. Métodos geofísicos e perfilagem.Prospecção, pesquisa, avaliação e aproveitamento de hidrocarbonetos.Reservatório de hidrocarbonetos: caracterização, modelagem, cálculo, armazenamento em depósitos naturais.
— Meio Ambiente. Sistemas e métodos de proteção, manejo, gestão, ordenamento e preservação e recuperação ambiental. Geodiversidade.Estudo, quantificação, monitoramento, controle, mitigação e compensação de impactos ambientais. Planejamento, implantação e gestão de aterros de resíduos sólidos.Controle de poluição ambiental do meio físico (ar, água, solo e sub-solo). Ecoturismo. Recursos naturais. Bacias hidrográficas.
— Engenharia Legal. Avaliações e perícias no campo profissional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *